Páginas

SyntaxHighlighter

sábado, 17 de julho de 2010

Relato de um viciado em testes

No projeto onde trabalho há quase um ano a funcionalidade mais importante da aplicação é a habilidade de gerar Balanced Scorecards das diversas estruturas da empresa baseados em variados tipos de configurações, fórmulas, cargas de métricas e complexas regras de cálculos. Tudo isso parametrizável pelo usuário.
Para testar se esses BSCs estão sendo devidamente calculados: aplicação de parametrizações, interpretação de fórmulas, consolidações de indicadores, etc, criamos uma série de testes de aceitação que estressam diretamente o componente BalancedScorecardServices.

Como estruturamos nossa suíte?

Num primeiro momento cogitamos implementar essa suíte através da GUI, mas logo descartamos essa idéia devido as várias dependências que seriam criadas. Ficaríamos dependentes da aplicação estar implantada no servidor de aplicação (IIS) e pior que isso criaríamos uma possível amarração com o markup da tela - complexidades desnecessárias. Daí a decisão de estimularmos diretamente o componente de geração de BSCs - mesma interface utilizado pela GUI.



A manutenção da suiíte consiste em definir os parâmetros de entrada e os resultados esperados para cada cenário de teste numa planilha excel (criamos algumas extensões do Nunit que sabem ler essas planilhas e transformar cada uma das linhas num testcase). Além disso mantemos as configurações e cargas de métricas num banco de dados que completam os cenários cadastrados na planilha.


O servidor de integração contínua (Hudson) é automaticamente disparado à cada nova alteração no código, daí ele gera os binários, implanta no ambiente de testes de aceitação e roda a suíte de testes. Na ocorrência de qualquer erro ou falha todo time é notificado via build radiator e email.

Design Estratégico ou sorte do acaso?

Sorte nada, essa foi uma das decisões mais acertadas do nosso time. Desde a primeira versão desse componente (7 sprints atrás) optamos por investir um esforço extra na criação e automatização desse mecanismo de testes. Primeiro porque sabíamos que tratava-se do core da aplicação e que havia um alto grau de complexidade envolvido na geração e principalmente nos testes desses BSCs e segundo porque tínhamos uma visão bem clara do quanto ainda evoluiríamos esse módulo.

Percebemos também que somente testando os cálculos dessa forma teríamos condições de ter um ciclo de feedback mais rápido e preciso (suíte + CI). Só assim seríamos capazes de evoluir o componente e continuamente adicionar novas funcionalidades com mais segurança.

Atualmente temos aproximadamente 200 cenários diferentes de testes que são executados no mínimo 10 vezes por dia. Imaginem o tempo que gastaríamos se os testes fossem feitos manualmente via GUI?

Confiança, tranquilidade, agilidade, qualidade...

Confiamos cegamente nessa suíte. Até agora, tivémos no mínimo quatro grandes refactorings nesse componente e outros estão por vir. Ora por questões de performance, ora por adição de novas funcionalidades ou correção de defeitos. É muito bom poder mexer à vontade no código, reestruturá-lo, virá-lo de cabeça pra baixo daí apertar um botão e, se tudo estiver verde, ter certeza que tudo continua funcionando como antes.
Tem sido uma ótima experiência e certamente continuarei utilizando esse tipo de abordagem em projetos futuros.

Segue a dica então. Fiquem atentos aos componente críticos e invista, sem medo, numa suíte de testes de aceitação automatizados. Por mais difícil que possa parecer sempre há um jeito. Recomendo fortemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário